Jornal Regional

Gildo Alves

Cornélio Procópio - PR

Notícias »

Atualizado em 02-04-2019 às 09:25:48

Boca Aberta é condenado por pertubação na 'blitz da saúde'


O juiz substituto do Fórum de  Londrina,  Luiz Eduardo Asperti Nardi, condenou o deputado federal Emerson Petriv (Pros), o Boca Aberta, a 22 dias de prisão em regime semi-aberto por pertubação do trabalho de profissionais da UPA (Unidade de Pronto Atendimento)  por fatos ocorridos quando ocupava o cargo de vereador na cidade.  Entretanto, o deputado poderá recorrer da sentença em liberdade. 


A denúncia feita pelo MP (Ministério Público) é consequência da denominada "blitz da saúde", realizada em janeiro de 2017. Sob a justificativa de que iria fiscalizar a falta de médicos, Boca Aberta invadiu a UPA e filmou os profissionais de saúde. À época,  o Sindimed (Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná) chegou a protocolar o pedido de instauração de processo de investigação contra o então vereador na Comissão de Ética da Câmara.


Outro desdobramento da mesma blitz, uma "vaquinha virtual" feita na Internet, também culminou na cassação do mandato dele em outubro 2017.


O magistrado anotou que, pela prerrogativa do cargo que Boca Aberta ocupa, não foi cogitada a modalidade de prisão antes do trânsito em julgado da sentença condenatória, algo que só seria possível no caso de prisão em flagrante. Entretanto, Nardi fundamentou a sentença reiterando que como os fatos narrados na denúncia foram anteriores à diplomação de Boca Aberta como deputado. Isto é, a prerrogativa de foro privilegiado não o impede de condená-lo porque os fatos ocorreram antes da posse: "a competência para processar e julgar este efeito continua do juízo de primeiro grau" e não do STF (Supremo Tribunal Federal). 

 

OUTRO LADO

Boca Aberta chamou de "aberração" a sentença contra ele e disse que irá recorrer ao TJ (Tribunal de Justiça). "O juiz usa plano de saúde particular. Vamos recorrer disso. É uma vergonha tomar uma condenação por fiscalizar os médicos dormindo e povo morrendo na fila."  Ele voltou a criticar alguns médicos da UPA que aparecem na escala de plantão, mas fariam plantão em clínicas particulares no mesmo período, segundo o deputado. 


O mesmo expediente voltou a ser usado por Boca Aberta no final de março quando o parlamentar gravou um vídeo em um hospital de Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina) no qual expõe um médico em um momento de descanso.  Em reação, a Frente Parlamentar de Medicina decidiu entrar com representação no Conselho de Ética da Câmara Federal contra o deputado. 


"Isso me dá mais gás para continuar a blitz da saúde. Não vou parar. Ninguém noticiou que peguei o médico dormindo em Jataizinho. Há outros casos que estamos denunciando." 

 

FONTE FOLHA DE LONDRINA



comente esta matéria »