Experiência de Deus

Pe. Reginaldo Manzotti

Cornélio Procópio - PR

Notícias »

Atualizado em 29-01-2021 às 15:41:52

Butantan diz que pode vender doses diretamente a estados e municípios


O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que há possibilidade de negociar a venda da vacina Coronavac para estados e municípios brasileiros, diante da demora do Ministério da Saúde em manifestar interesse na compra de 54 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19.

A declaração foi feita na manhã de quinta-feira (28/1), em entrevista à Globo News. Segundo Covas, o Instituto Butantan ofereceu, efetivamente, 100 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde. Dessas, apenas 46 milhões foram compradas.

A previsão é que os 54 milhões restantes sejam produzidos no início de abril. Na noite de quarta-feira (27/1), o Ministério da Saúde afirmou, em nota, que tem exclusividade contratual para a compra das vacinas e que tem até o fim de maio para decidir se irá adquirir as doses.

“É preciso que o Ministério se pronuncie, nós estamos no fim de janeiro e essa produção estaria prevista para o início de abril. Não haverá tempo para negociarmos com a nossa parceira [Sinovac]”, explicou Covas na manhã desta quinta-feira.

O presidente do instituto ressaltou, ainda, que é possível negociar a venda dos 54 milhões de doses para estados e municípios brasileiros, caso a Saúde decida não comprar a vacina. Isso não impediria a instituição de efetuar a venda de outras unidades para demais países.

Na quarta-feira, Covas havia confirmado que países da América Latina demonstraram interesse na compra da vacina. O primeiro da fila é o Chile.

“Nós temos esse lote reservado para o Brasil. Se não houver a incorporação pelo Ministério, existe interesse de outros estados e outros municípios. Então, sim, é possível que haja o atendimento dessa demanda e isso não concorre com o atendimento dos países”, concluiu. (Portal Metrópoles)



comente esta matéria »