Giro de Notícias

Carlos Bonfim

Cornélio Procópio - PR

Notícias »

Atualizado em 15-01-2021 às 13:36:09

Prefeitos de Curitiba e Maringá anunciam vacinação contra a Covid-19 na da próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro


O prefeito Rafael Greca confirmou que a vacinação contra a Covid-19, em Curitiba, começa no dia 20 de janeiro, às 10 horas da manhã da próxima quarta-feira n(20). A afirmação foi feita ao telejornal do Meio Dia Paraná por Greca, após reunião virtual entre os prefeitos e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na quinta-feira, 14.

A data já era apontada pelo governo federal como o cenário "mais otimista" para abrir a campanha de imunização. Pazuello participou de reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Mais de 130 chefes de municípios acompanham virtualmente a discussão.

Greca declarou ainda que as pessoas terão a vacinação agendada a fim de evitar aglomeração e que as doses serão aplicadas no Pavilhão do Parque Barigui. Os primeiros a serem vacinados na cidade serão os profissionais de saúde e idosos, totalizando cerca de 300 mil pessoas.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, também participou da reunião e afirmou que a cidade já está preparada para vacinação prioritária contra Covid-19 que igualmente a Curitiba, deve ser iniciada na quarta-feira (20).

"Estados com tudo pronto e programado para iniciar a vacinação a partir de quarta-feira”, declarou ele.

O chefe do executivo ressaltou que os municípios aguardam a autorização do Ministério da Saúde para compra de doses com recursos próprios. Segundo a assessoria do Executivo, Maringá possuí R$ 100 milhões reservados para isso.

As vacinas disponibilizadas incluem dois milhões de doses do tipo AstraZeneca, importadas da Índia, e seis milhões desenvolvidas pelo Instituto Butantan.

Maia solicitou que os profissionais da educação também sejam incluídos na primeira fase.

O Ministério da Saúde adiantou que a vacina iniciará de forma simultânea em diversas cidades do Brasil na quarta (20) às 10h. A estimativa é que 8 milhões de doses sejam distribuídas para os estados a partir da segunda-feira (18). (Com informações dos portais Bem Paraná e Bonde).



comente esta matéria »